Logo Dr. Leandro Benetti de Oliveira

Extração do dente do siso em Rio Preto

Sem dor
Com segurança
Possibilidade de extração com anestesia geral
Com profissional especializado
Fale com a gente pelo Whatsapp

Principais sintomas e dúvidas

Sim, é possível. Na consulta levamos em consideração cada caso e para alguns tem essa indicação e até mesmo para quem tem qualquer tipo de receio com a anestesia, a anestesia geral pode ser indicada.
Para esses casos, o procedimento é feito no centro cirúrgico de hospitais com o acompanhamento de um anestesiologista.

A extração dos terceiros molares (dentes do siso) é indicada quando não há espaço que permita a correta erupção do dente, nos quadros de dor e alterações patológicas (reabsorções, lesões císticas e tumores).
‼️ Vale lembrar que a retirada dos sisos é frequentemente indicada e não precisa ter medo da cadeira do cirurgião dentista, pois as técnicas estão cada vez mais avançadas, tornando o procedimento seguro e sem traumas para o paciente.
😬 No início da adolescência, próximo aos 15 anos, os terceiros molares já mostram a posição em que se desenvolverão, indicando a exodontia ou não. Se for indicado, este é o momento ideal para realizar o procedimento, pois a raiz ainda não está totalmente desenvolvida, facilitando a extração.
👉🏻 Após a cirurgia, uma adequada orientação e medicações pós operatórias trará conforto ao paciente

Os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do Siso ou dentes do juízo, são os últimos dentes permanentes a nascerem e, quando eles surgem, na maioria das vezes têm indicação para extração.
🤕 Isso porque geralmente não há espaço na arcada dentária para a correta erupção dos mesmos, que podem nascer parcialmente ou ficam mal posicionados dentro do osso. Para esses casos, a permanência do siso pode causar problemas locais (dor, inchaço, inflamações, cárie, mau hálito, reabsorções de dentes vizinhos) e de saúde em geral, entre eles, a dor de cabeça.

Muitas vezes os dentes do siso ficam inclusos (presos) ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem.
😓 Se o dente permanecer dentro do osso, ele pode causar reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos e possíveis lesões patológicas, como cistos. Além disso, pode provocar fortes dores faciais e enxaquecas por comprimir feixes nervosos.
‼ Por todos esses inconvenientes, na maioria das vezes a extração é indicada, mesmo sendo dentes íntegros, ou seja, inteiros e sadios.

Muitas vezes os dentes do siso ficam inclusos (presos) ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem.
😓 Se o dente permanecer dentro do osso, ele pode causar reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos e possíveis lesões patológicas, como cistos. Além disso, pode provocar fortes dores faciais e enxaquecas por comprimir feixes nervosos.
‼ Por todos esses inconvenientes, na maioria das vezes a extração é indicada, mesmo sendo dentes íntegros, ou seja, inteiros e sadios.

‼️ Se você tem mais de 18 anos, e o seu dente do siso ainda não nasceu e nem sequer deu um sinal, é indicado você consultar o seu dentista!
✅ Há diversos motivos que justificam o não nascimento dos terceiros molares, entre eles, a falta de espaço ou a impacção do dente dentro do osso. Para esses casos, o mais indicado é a retirada do dente, pois a permanência dos mesmos pode afetar a sua saúde bucal, causando dores e inflamações, por exemplo. . 😬 Vale lembrar ainda que algumas pessoas nascem sem os dentes do siso. Por isso que a consulta com o especialista é fundamental para realizar o diagnóstico.

🤔Essa é uma dúvida muito frequente aqui no consultório. E a verdade é que não existe uma regra. Não há contraindicação para a retirada de 3 ou até mesmo os 4 sisos no mesmo procedimento cirúrgico.
✅O fator determinante na quantidade de extrações é a condição do paciente, a posição e o grau ou dificuldade dos dentes. Por isso é preciso passar por avaliação e realizar exames como radiografia panorâmica e tomografias antes de tomar a decisão, que deve ser feita sob orientação do cirurgião dentista.
😁Quanto ao pós-operatório, as recomendações são as mesmas para quem tira 1 ou 4 dentes de uma vez.

A erupção parcial do dente do siso geralmente causa inflamação da gengiva, inchaço, além de dor, mau hálito (dificulta a higienização favorece o acúmulo de resto de alimentos e placa bacteriana).
Para esses casos, na maioria das vezes, a extração é indicada. E não precisa ter medo da cadeira do cirurgião dentista, pois as técnicas estão cada vez mais avançadas, tornando o procedimento seguro e sem traumas para o paciente. Inclusive, com avaliações radiográficas é possível saber o posicionamento do dente e identificar possíveis inclusões dentárias (mal posicionamento ou falta de espaço) que necessitam de extrações mesmo antes de irromper da boca.

Não é novidade que a extração dos dentes do siso é indicada na maioria dos casos. Porém, o que muitas vezes acontece é que o paciente só procura o cirurgião dentista para resolver esse problema, quando esses dentes começam a causar algum incômodo.
🤔 E por que não se deve esperar isso acontecer? Porque essa queixa dolorosa pode estar associada a um quadro inflamatório chamado de PERICORONARITE, causando um extremo desconforto e muitas vezes associado a limitação de abertura bucal e quadros infecciosos.

Embora temida por muitos, a cirurgia para a retida dos dentes do siso é feita com técnicas cada vez mais avançadas, tornando-a segura e sem traumas para o paciente.
‼ O pós-operatório também é considerado tranquilo, e algumas recomendações são importantes para garantir a rápida recuperação:
1º Até a remoção dos pontos, evite exposição solar, alimentos quentes e duros, esforço físico
2º Faça dieta líquida (ou pastosa) e fria por, no mínimo, 48 horas
3º Na hora de deitar, deixe a cabeça mais elevada, colocando travesseiros por baixo
4º Escove os dentes e a língua normalmente, evitando as áreas da cirurgia
5º Faça compressas com gelo no lado externo da bochecha nas primeiras 24 horas de modo contínuo e intervalado – 20 minutos de compressa / 20 minutos de descanso
6º Siga os horários das medicações prescritas.
Dr. Leandro Benetti

Dr. Leandro Benetti de Oliveira

Experiência na Área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Ortognática, Implantodontia, Trauma Maxilofacial, Cirurgia Bucal, Patologia Maxilofacial e Reconstruções Ósseas.

  • Graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (1998)
  • Aprimoramento em Odontologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP (2000)
  • Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2004)
  • Mestrado em Odontologia na Área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais pela Universidade do Sagrado Coração-USC (2012)
  • Doutorado em Ciências Odontológicas - Área de Diagnóstico e Cirurgia pela UNESP de Araraquara (2016)
  • Professor do Curso de Atualização em Cirurgia Oral Menor na Escola F1 Cursos
  • Professor do Curso de Odontologia da UNIRP - Cirurgia Bucomaxilofacial, implantodontia e anestesiologia
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia
  • Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Membro da International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons

Depoimentos

Pacientes que confiaram no Dr. Leandro Benetti de Oliveira